Regional
‘Profetas da chuva’ dizem que as previsões para janeiro e fevereiro são ‘preocupantes’
Os ‘profetas das chuvas’ se reuniram na manhã desta sexta-feira (6) no Encontro de Guardadores de Sementes e Experiências de Chuvas, evento que acontece há 21 anos, no Terreiro dos Ancestrais, no Sítio de Aroeiras, zona rural de Orós, no Interior do Ceará.
De acordo com Zé Vicente, idealizador do encontro, as previsões para o inverno deste ano são “preocupantes“, já que os sinais de chuva foram “inconstantes“.
“Eu acho que a tônica desse ano é de um pouco de preocupação com os sinais, que foram muito inconstantes, tanto do Aracati como os outros sinais da natureza. Foram sinais inconstantes com chuvas em novembro, o que para nós, nessa região, não é tão bom. Melhor a chuva em outubro, pois as chuvas de novembro atrasam o inverno”, ressalta Zé Vicente.
ESPERANÇA DE MELHORA DO INVERNO EM MARÇO E ABRIL
Ele ainda diz que as previsões indicam que as precipitações em janeiro e fevereiro não sejam tão intensas, mas que deve haver uma melhora em março e abril e também em maio e junho. “O inverno dos teimosos”, definiu o organizador.
O agricultor Hézio Barros, que faz a experiência de Santa Luzia, também afirma que em janeiro e fevereiro o Ceará irá presenciar um inverno mais “ameno”, mas que após esse período teremos boas precipitações.
REGULAR
Já Hélder Cortês, diretor da Cagece e idealizador do Encontro de Profetas de Quixadá, diz que teremos neste ano um inverno “regular“.
“No ano passado todos acertaram, tivemos um inverno extraordinário, mas este ano a previsão não será igual ao do ano passado, será menor, teremos alguns veranicos, mas de um modo geral será um inverno regular”, acredita.
Zé Vicente define o evento com os ‘profetas’ como o fortalecimento da cultura regional.
“Com toda a humildade, digo para vocês que nós, hoje, nos sentimos garantindo, atualizando e cuidando, como se cuida de uma roça, de cultivo, as nossas memórias boas, sagradas”, diz o idealizador.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 horas atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 20 Janeiro 2025
-
Iguatu4 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 16 Janeiro 2025
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 17/01/25
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 16/01/25
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – edição 15/01/25
-
Iguatu2 dias atrás
Servidores de Iguatu decidem continuar em greve
-
Esportes2 dias atrás
As informações do esporte profissional e amador no Momento Esportivo
-
Iguatu3 dias atrás
CCI oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para novo público de Iguatu e região