Iguatu
Programa” MAIS DEBATES” destaca : Teatro, Comércio e Educação Superior
O primeiro programa do ano de 2016, apresentado por Silvani Soares e Jan Messias, recebeu neste sábado (09) nos estúdios da “Mais FM”, Andreza Lucena do grupo Ortaet que falou sobre a programação do teatro neste ano. Com o presidente do Sindicato dos Comerciários Francisco Francimar, tratou do acordo coletivo da categoria e com o Diretor da Urca , Prof Ivo Ferreira, as ações voltadas para o Campus Multi-institucional Humberto Teixeira . Segundo Andreza, a Cia Ortaet completa 16 anos de atividades e durante o ano será realizada uma vasta programação onde inclui neste mês a apresentação da peça “ Sofia-35” e “Ser Negro” no dia 30 de janeiro. O grupo prevê ainda para o mês, o lançamento e produções próprias da companhia onde esta otimista para o setor este ano.As apresentações acontecem no Galpão da Comacom na av. Roberto Costa(perimetral).
Com o presidente do Sindicato dos Comerciários Francisco Francimar, o principal tema foi a aprovação unificada do acordo coletivo que será aplicado aos sindicatos do interior. Indagado sobre feriados e funcionamento aos domingos, ressaltou que a fiscalização vai continuar sem abrir mão do diálogo que mantem coma empresas e não resultem em prejuízo para os empregados.
Neste momento de crise, inflação alta, e seca, precisamos dialogar sempre com o setor empresarial. A principal discussão deve ser a alteração da data-base para janeiro conforme orientação da Federação. Ressaltou que neste inicio de ano há uma rotatividade nas contratações , mas o bom empresário contribui para o desenvolvimento do comércio local e tem nossa atenção no relacionamento trabalhista.. Finalizou que está em fase conclusiva o setor estrutural da sede e que em breve trará novas opções para a categoria na formação profissional e capacitação de cursos. A Educação superior através da Urca em nosso município, foi debatido com o Professor Ivo Ferreira, Diretor do Campus Multiinsittucional Humberto Teixeira. Eele ressaltou a parceria com a Uece como modelo institucional inovador, onde já se prepara a 1ª Semana Cientifica integrando as duas entidades. Outro avanço é com relação ao Núcleo de Práticas Jurídicas e os investimentos que serão aplicados para atender a demanda da nossa comunidade universitária e externa. Falou também da situação dos (109) professores temporários e que terão situações definidas, conforme planejamento do Governador Camilo Santana. Da biblioteca, e estrutura funcional e que qualidade dos cursos da Urca credencia a receber no próximo dia 13, o selo de reconhecimento da OAB, o que fortalece a credibilidade do curso de Direito. Indagado sobre o ordenamento para estacionamento de carros e motos, já existe um estudo para viabilizar o acesso nas áreas determinadas.