Política
Projeto de lei estabelece que patrão pague 30% dos gastos com home office
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados estabelece que o empregador dê um “auxílio home office” aos funcionários que estão trabalhando em casa. A proposta é que o patrão pague 30% dos gastos relacionados ao serviço remoto, como internet, energia elétrica, softwares e hardwares, equipamentos tecnológicos e infraestrutura.
O projeto estabelece que as despesas deverão ser comprovadas e que o auxílio deverá ser pago no mês posterior ao que o empregado comprovou as despesas, preferencialmente com o pagamento do salário.
O texto diz ainda que o auxílio para o home office não tem natureza salarial, nem poderá ser incorporado à remuneração. Também não deve incidir sobre o valor contribuição previdenciária e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), além de não ser considerado rendimento tributável do trabalhador.
Segundo o deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), autor da proposta, o objetivo do projeto não é repassar todo o ônus ao empregador, mas também não deixar que o empregado fique com toda essa despesa relativa ao trabalho.
“O que se pretende é que o empregador custeie parte das despesas que, consequentemente, aumentaram com a permanência do empregado em casa. Para isso, acredita-se que 30% de ajuda de custo, fornecida pelo empregador, às despesas efetivamente comprovadas, seja um justo parâmetro para ambas as partes envolvidas na relação de trabalho”, disse o parlamentar na justificativa do projeto.
O projeto, que foi apresentado em dezembro do ano passado, ainda precisa passar por comissões e votações na Câmara e no Senado para começar a valer.
Fonte: CNN Brasil
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Iguatu1 semana atrásGoverno do Ceará lança programa “Dinheiro na Mão” com R$ 300 milhões em crédito popular sem juros
-
Noticias1 semana atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Noticias2 semanas atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

