Iguatu
Rádio Mais FM direto do local da História
Mais um projeto idealizado pela rádio Mais FM que visa registrar a história de Iguatu. O trabalho se baseia na captação de imagens e áudio com narrativas feitas nos próprios locais onde a história aconteceu.
Para executar o projeto, a emissora, através da instituição mantenedora, Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu-FAJI buscou a parceria de um ilustre colaborador. O jornalista, pesquisador e historiador Wilson Lima Verde. O historiador, que conhece com precisão os fatos que marcaram a história do município e da região, já havia participado de um quadro anterior, que levado ao ar semanalmente às sextas-feiras com o título ‘A Voz da História’. Agora, com o novo formato, a equipe teve a ideia de ampliar o projeto com um ganho significativo na coleta das informações.
Com dois repórteres de rua, um para entrevistar e outro para captar o áudio e as imagens, a equipe se desloca com Wilson Lima Verde para pontos estratégicos da cidade; monumentos, prédios antigos, ruas históricas e outros logradouros que guardam a memória da cidade, e lá são feitos os registros, com a narrativa do próprio Wilson Lima Verde, contando, sempre com a perícia das datas, fatos, nomes e acontecimentos, envolvendo personalidades e homens públicos, a história como ela se passou. Um farto e rico acervo ‘vivo’ da história político-administrativa do município, que indiretamente objetiva, além de construir um arquivo com os dados históricos, contribuir também com as futuras gerações que quiserem conhecer mais sobre o município e seu legado.
Já foram gravados arquivos nas pontes, metálica e Demócrito Rocha, na Rua Deoclécio Lima Verde, em frente à casa do médico Dr. José Holanda Montenegro, cujo imóvel recebeu recentemente uma placa comemorativa dos 100 anos de sua construção, a casa onde nasceu o próprio Wilson Lima Verde, a Praça Celso Lima Verde, (monumento dos ex-prefeitos), na Praça da Matriz em frente à casa do também ex-prefeito, Dr. Agenor Gomes de Araújo, a Rua Senador Pompeu, primeira rua construída que deu início o conglomerado urbano da cidade, a igreja de Senhora Sant’Anna, a Rua Deputado Adahil Barreto Cavalcante e a casa onde nasceu Humberto Teixeira.
Com as imagens captadas, o material vai para edição em estúdio, trabalho finalizado pelo repórter Fagner Leandro. Tudo é compilado em vídeo e ficará arquivado numa videoteca da FAJI e da Mais FM disponibilizado para pesquisa de estudantes, historiadores e pessoas da comunidade. Concluída a edição é produzido um vídeo de 5 minutos que é postado no portal da rádio, para o acesso dos internautas. O áudio é veiculado na programação jornalística da emissora.
-
Americando7 dias atrás
AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos
-
Brasil7 dias atrás
Com 4 mil pessoas vivendo em moradias precárias, o Ceará registra 27 moradores em veículos, segundo o IBGE
-
Concursos7 dias atrás
Ceará divulga edital do concurso da Adagri
-
Ceará7 dias atrás
São disponibilizadas mais de 700 vagas de cursos superiores para o Sisu em 17 cidades, pelo IFCE
-
Brasil7 dias atrás
Segundo IBGE, Brasil tem 57 mil pessoas que vivem em tendas e barracas
-
Ceará4 dias atrás
Censo Penitenciário: Maioria dos presos no Ceará tem entre 26 e 29 Anos, são evangélicos, solteiros e heterossexuais
-
Empregos7 dias atrás
Crescimento interanual de 5,8% na renda média dos trabalhadores
-
Ciência7 dias atrás
Descoberta surpreendente no Cinturão de Kuiper, além da órbita de Netuno, que pode mudar a história do Sistema Solar