Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Raimundo Macedo contesta cortes em salários de docentes

[caption id="attachment_3917" align="alignleft" width="600"]Durante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santosDurante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santos[/caption]Prefeitura explica que não haverá redução dos 40% nas gratificações, mas incorporação de 10% aos salários. O prefeito deste município, Raimundo Macedo, disse que não haverá cortes no salários dos professores do Município, e sim readequações e correção das distorções relacionadas ao magistério, além de incorporação de parte das gratificações aos salários de mais de 1.800 docentes. Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o gestor tentou explicar que houve um “grande equívoco” em relação às informações divulgadas. O prefeito esteve viajando e retornou da Europa somente na semana passada.

Publicado

on

Durante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santos

Durante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santos

Durante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santos

Prefeitura explica que não haverá redução dos 40% nas gratificações, mas incorporação de 10% aos salários. O prefeito deste município, Raimundo Macedo, disse que não haverá cortes no salários dos professores do Município, e sim readequações e correção das distorções relacionadas ao magistério, além de incorporação de parte das gratificações aos salários de mais de 1.800 docentes. Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o gestor tentou explicar que houve um “grande equívoco” em relação às informações divulgadas. O prefeito esteve viajando e retornou da Europa somente na semana passada.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Mazé dos Santos, afirma que a greve será mantida e haverá uma nova assembleia com os professores na próxima semana, no intuito de analisar as garantias propostas pela administração. Amanhã, segundo Mazé, será realizada uma audiência, com o Ministério Público, a pedido da Procuradoria Geral do Estado, com a participação de membros da Administração e da categoria.

Conforme a presidente do Sindicato, a retirada dos 40% vai sim atingir professores readaptados, em cerca de 200. No início do ano, ela lembra da retirada dos 30% de gratificação dos salários, que foram devolvidos por determinação judicial. “Não estamos garantidos de que esse percentual de 30% de gratificação por regência continue”, diz.

Segundo a procuradora do município, Mariana Gurgel, não houve reduções salariais. Ela desmentiu a redução propalada dos descontos de 40% dos pagamentos dos professores. Desses 40% das gratificações e bônus, haverá o repasse de 10% para o salário-base, continuando os 30% de gratificação mais a outra parte incorporada ao salário. “Portanto, não haverá perdas e sim o que considero um ganho, porque é uma garantia futura até para os casos de aposentadorias”, afirma a procuradora.

Ontem, pela primeira vez, o prefeito veio a público durante a entrevista, dar uma explicação oficial sobre a mensagem do Executivo, aprovada na Câmara Municipal, no último dia 7, com maioria de 12 votos, sobre mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Ele disse que na próxima sexta-feira será feito o pagamento dos professores e serão dirimidas toda as dúvidas. 

Festa junina

Raimundo Macedo afirma que a realização do 13º Juaforró, que teve abertura ontem, com a banda Aviões do Forró, e nesta quarta-feira, com a presença da cantora Elba Ramalho, além de outras atrações até o dia 25, é um evento de valorização da cultura local, e conta com orçamento voltado para a cultura. Estão sendo gastos, inicialmente, mais de R$ 620 mil.

Conforme a procuradora, houve uma forma proposital de má interpretação da lei, por parte de pessoas que não compõem o movimento grevista, para tirar vantagens políticas. 

Ela admitiu que a lei é simples e clara e não traz redução dos salários. “O que se fez foi incorporar 10% de gratificação por regência para o salário-base”, diz ela. A procuradora disse estar perplexa com a divulgação nacional. “Os professores vão receber o pagamento e vão perceber que não houve a redução”, afirma. Ela disse que incorporação beneficia o professor, inclusive as aposentadorias.

Sobre a gratificação por planejamento dos profissionais do 1º ao 5º ano, que teriam de realizar essas atividades aos sábados, com direito a 10%, Mariana Gurgel explicou que, por medidas administrativas, os docentes ficam de segundo à sexta e não precisará ser pago esse percentual de gratificação. 

Quanto aos docentes readaptados, ela ressalta que os professores nessa situação e em funções pedagógicas não perderam a gratificação de regência. E sim, será realizada uma avaliação e as pessoas que atuam com suporte pedagógico, com regência de sala, continuam com os valores. Os que estiveram em função burocrático, perdem.

A procuradora ainda explicou o cumprimento dos 60 minutos de aula, conforme estabelece o Ministério da Educação, ao invés dos 50. Com isso, há a ampliação dos dias de aula durante o ano, de 167 para 200 dias do ano letivo. O prefeito de Juazeiro disse não estar disposto em ceder para os professores. 

Ele admite estar havendo ganho para a categoria. Não descartou a possibilidade de avaliação de ilegalidade da greve. Ele disse que a lei foi discutida no Sindicato e na Câmara Municipal. “Não vejo porque estar com esse pensamento de voltar. Estou procurando corrigir distorções que há na lei”, diz o prefeito.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Juazeiro 

do Norte, (88) 3566.1029

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Rua São Cândido, 397 Salesianos, (88) 3511.9247

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App