Economia
Reajustes de até 30% nas tarifas de energia atinge 51,6 milhões de pessoas
[caption id="attachment_13969" align="alignnone" width="600"]
Manutenção da rede: aumento da CEB ainda não foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)[/caption]
Ainda sem o impacto dos sucessivos empréstimos às distribuidoras e do uso das térmicas, os reajustes nas tarifas de energia já atingem 51,6 milhões de consumidores em todo o país e, em alguns estados, passam de 30%.

Manutenção da rede: aumento da CEB ainda não foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Ainda sem o impacto dos sucessivos empréstimos às distribuidoras e do uso das térmicas, os reajustes nas tarifas de energia já atingem 51,6 milhões de consumidores em todo o país e, em alguns estados, passam de 30%.
Em julho, o aumento nas contas de luz teve o maior impacto de alta na inflação e contribuiu com 0,12 ponto percentual para a taxa de 0,01% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora da pesquisa de preços do IBGE, a variação de 4,52% foi influenciada pelas altas nas regiões metropolitanas de Curitiba, São Paulo, Recife, e Porto Alegre.
Além de assustar os consumidores, a pressão provoca ações na Justiça e mobiliza entidades de classe. Isso porque os aumentos ainda nem acabaram. As distribuidoras de Brasília (CEB), Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Piauí, Paraíba, Goiás, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro, Amapá, Rondônia, Acre e Sergipe têm reajustes programados até o fim do ano.
Como se não bastasse, em 2015, a conta vai ficar ainda maior por causa do repasse aos consumidores dos empréstimos tomados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para cobrir o rombo das distribuidoras, que já somam R$ 17,8 bilhões, e da contínua geração termelétrica desde 2013, que é mais cara.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

