Ceará
Redemoinho visto no interior chega a 300 metros de altura
O redemoinho de poeira que surpreendeu os trabalhadores de um canteiro de obras em Crateús, no Ceará, ocorre com mais frequência em épocas mais quentes e secas e pode chegar a 300 metros de altura, segundo a Fundação Cearense de Metorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O redemoinho ocorreu na terça-feira (3) e surpreendeu quem viu pela dimensão.
“Pode ocorrer em qualquer período, mas o mais comum e frequente é em épocas mais quente e secas”, explica o meteorologista, Agustinho Brito. Ainda segundo o meteorologista, o fenômeno conhecido como “dust devil” pode chegar a 80 km/h.
“O redemoinho ‘dust devil’, essa poeira sugada é levantada, em rotação, acompanhando o fenômeno, e tornando-o visível. Outra característica dos redemoinhos de poeira, é que os mesmos podem ter uma extensão de área de três a 100 metros, com altura média de aproximadamente 100 a 300 metros e a velocidade do vento em redemoinhos de poeira maiores pode chegar a 80 km/h ou mais”, explicou.
Ainda segundo o meteorologista, esse redemoinho é formado quando o ar quente sobe de forma rápida, na atmosfera, ganhando rotação.
“O fenômeno costuma ser breve, forma-se quando o ar quente, bem localizado, sobe de forma rápida, na atmosfera, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão no seu interior, o que está ao redor, principalmente a poeira próxima da base dele”, disse.
O redemoinho apareceu no Bairro Planalto, em uma área em obras para um loteamento privado. O fenômeno ocorreu por volta de meio-dia, quando os funcionários estavam em horário de almoço. Com a ventania, até mesmo uma barraca de apoio chegou a cair.
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

