Tecnologia
Renderização absurda em tempo real levanta a dúvida: nós vivemos na Matrix?

Não é de hoje que membros da comunidade científica e grande mentes da atualidade debatem sobre a possibilidade de vivermos em uma simulação de computador criada por seres desconhecidos. Apesar de ser algo difícil de se provar ou descartar no momento, muita gente acredita que são grandes as chances de realmente estarmos em uma espécie de Matrix.
Porém, será que um PC seria capaz de não só simular as decisões e possibilidades de cada indivíduo, animal, planta e partícula no mundo como também criar gráficos realistas o bastante para que não percebêssemos que estamos presos em uma realidade artificial? Se depender do trabalho de Rense de Boer com a Unreal Engine, a resposta é um sonoro: sim!
Como dá para conferir no vídeo acima, o artista digital recorreu ao motor gráfico da Epic Games e a texturas de altíssima qualidade – capturadas por meio de fotogrametria – parar criar rochas, cenários e até algumas plantinhas extremamente reais. A atmosfera desses ambientes, a forma como a luz ilumina os objetos e a profundidade de campo adotada pela câmera virtual completam o pacote de realismo fantástico do clipe.
Segundo Boer, o material bruto da produção foi registrado durante uma viagem à ilha espanhola de Fuerteventura e serviu para que ele criasse cerca de 200 pedras individuais para recriar em simulação algumas das paisagens visitadas por lá. Embora o designer tenha um foco maior em jogos, ele afirma em sua página oficial que a ideia com esse projeto foi mostrar que a indústria dos games e a dos filmes estão cada vez mais próximas e podem se aproveitar das mesmas ferramentas de construção de mundo.
Renderização absurda em tempo real levanta a dúvida: nós vivemos na Matrix?
Bem, não dá para negar que, sem humanos ou animais no clipe, a obra é bastante convincente. A máquina utilizada pelo artista para produzir suas peças ultrarrealistas consiste de um processador Intel Core i7 5960X, duas GeForce GTX 1080 Ti ligadas em SLI e nada menos que 64 GB de memória DDR4 2400 MHz. Sendo assim, será que é possível afirmar que computadores alienígenas também tirariam de letra a tarefa de renderizar nossa realidade em tempo real?
Fonte: Tecmundo
-
Noticias2 semanas atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias7 dias atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias7 dias atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população