Brasil
Responsável por criança com deficiência poderá ter direito a faltar ao trabalho
[caption id="attachment_14764" align="alignnone" width="600"]
O trabalhor responsável por criança ou adolescente com deficiência poderá se afastar do serviço por até uma semana quando for necessário. De acordo com a proposta, a medida garante o maior Direito Constituicional, que é a Dignidade Humana.


Foto: Divulgação
O trabalhor responsável por criança ou adolescente com deficiência poderá se afastar do serviço por até uma semana quando for necessário. De acordo com a proposta, a medida garante o maior Direito Constituicional, que é a Dignidade Humana.
O projeto do senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, altera a Consolidação das Leis do Trabalho e permite que o empregado se ausente do serviço quando for responsável por uma criança ou adolescente com deficiência. O afastamento poderá ser de até sete dias a cada ano, consecutivos ou não, sem prejuízo na remuneração.
Para o senador, a medida não trata simplesmente de proteger a pessoa com deficiência, mas de garantir respeito e proteção ao cidadão. Isso porque, muitas vezes, os responsáveis precisam de tempo para acompanhar o deficiente em alguma atividade de rotina, por exemplo, e são impedidos pelo trabalho, como explica Waldemir Moka: ” São apenas sete dias durante o ano. E, na maioria das vezes, as pessoas, os pais de crianças especiais tem essa necessidade de acompanhar, numa consulta. E isso daí facilita a vida e, muitas vezes, não tem uma outra pessoa pra acompanhar.”
O senador acrescentou que a hierarquia máxima das regras constitucionais preza pela dignidade humana, pela vida e pela entidade familiar. E, assim, não há motivo para negar esse direito. Ainda de acordo com a proposta, o afastamento deve ser justificado pelo trabalhador com pelo menos dois dias de antecedência. Mas nos casos de emergência, o aviso poderá ser feito depois da licença. O texto vai ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais e, se aprovado, segue para o Plenário do Senado.
Fonte: RADIO SENADO
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/02/25 – Cobrança de 10% sobre a mensalidade das faculdades por estágio em Iguatu segue sem explicação
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 13/02/25 – Vereador critica cobrança de 10% sobre a mensalidade das faculdades por estágio em Iguatu
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 12/02/25 – Escândalo no Fundeb em Iguatu: empresas fantasmas, notas frias e milhões supostamente desviados
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 11/02/25 – Agenor Neto aciona MP para cobrar pagamento de temporários em Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 14 Fevereiro 2025
-
Videos4 dias atrás
Organização criminosa que atuou em Iguatu é presa por aplicar golpes em idosos no Pernambuco
-
Videos4 dias atrás
Coleta de lixo em Iguatu é paralisada devido a novo impasse entre empresa e prefeitura
-
Videos4 dias atrás
Iguatu debate violência em seminário de prevenção