O volume de água no Rio Jaguaribe em Iguatu aumentou nas últimas 24 horas. O nível na ponte ferroviária está no índice 21 pés. A cheia atrai moradores, principalmente no fim da tarde, para ver o espetáculo da correnteza e da força da água. A última cheia significativa do Jaguaribe foi em abril de 2008.

O Rio Jaguaribe recebe água da região do Cariri, através do Rio Cariús, e da região dos Inhamuns, pelo próprio Jaguaribe, onde está sua nascente no município de Tauá.

“Trouxe minha mãe de 88 anos e minha esposa para ver a cheia do rio”, disse o aposentado Carlos Campos. A passarela da ponte rodoviária sobre o rio Jaguaribe ficou lotada no fim da tarde desta segunda-feira (16). Hoje a cena deve se repetir.

A água que escorre no Rio Jaguaribe vai para a bacia do Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Orós acumula atualmente 5% de sua capacidade.

O Açude Orós é importante para o abastecimento de várias cidades e localidades rurais do médio Jaguaribe, além da própria cidade de Orós e de Icó, por meio do Açude Lima Campos.

Fonte: Diário Centro Sul

Comente aqui sobre essa matéria.