Dia 19 de março se celebra o dia do Santo trabalhador, aquele que ensinou Jesus a ganhar a vida honestamente, pelo suor do rosto e trabalho das mãos.
Só por isso ele já merece atenção e devoção.
Essa data, não por acaso, marca um momento importante: o primeiro equinócio do ano.
A partir de agora, a cada dia, o sol vai estar mais perto do trópico de câncer e leva o verão para o hemisfério norte.
No Ceará essa data tem mais um significado: chuva nessa data é sinal de bom tempo, e bom tempo no aqui é chuva trazendo mais fartura na colheita do que alagamentos.
A fé ainda existe e por isso tem muito agricultor com muita fé com um olho no céu e outro na roça pedindo a Deus bom tempo.
Pelo jeito que o mundo anda, suspeito que Deus deve olhar mais para o agricultor do que para o bispo, já que ao bispo Deus já deu o que tinha que dar.
Iguatu é uma região abençoada pelas terras planas, férteis e inundáveis. Outra sorte de Iguatu é ter tantos agricultores com fé em deus e em São José para garantir o alimento da família e o sustento para a seca vier.
O que falta em Iguatu hoje em dia, tão importante quanto o milagre de São José, é a ação de políticos que dizem defender essa região se tornar alguma coisa prática para nossa população.
Projetos de irrigação, transposição do são Francisco, indústrias, convivência com o semi árido, facilidades para conseguir financiamentos e recursos, tudo isso depende mais desses políticos daqui do que do milagre de São José.
Todo ano celebramos o dia de São José e a cada dois ou quatro anos quem vem invadir nossas ruas e casas são os políticos, querendo ser celebrados e eleitos.
Como sou um homem de muita fé em deus e nenhuma fé nos políticos, hoje em dia eu fico só olhando e pensando pra mim.
Os milagres de São José são uma realidade para o sertanejo forte, mesmo tendo gente pra duvidar.
Os milagres dos políticos são na maioria das vezes uma mentira bem contada, mas no caso deles tem gente paga pra jurar de pé junto que aquele Santo obra algum milagre mesmo.
A verdade dos fatos está apenas nos fatos em si, por isso o sertanejo na data de hoje presta sua homenagem e faz seus pedidos a são José diretamente com deus e quando chega representante de político, que devem vir ano que vem ou mais perto do fim desse ano, o sertanejo forte e vivido só faz o que aprendeu na vida: recebe em casa e tira de tempo quem vem com conversa besta de político.
E viva Jesus, e viva São José!!

*POR JAN MESSIAS