Brasil
Sargento gay da PMPE obtém direito inédito de licença-paternidade de seis meses

O sargento Valdi Barbosa, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), conquistou o direito de ficar seis meses de licença-paternidade para cuidar de sua filha Sofia, fruto de uma fertilização in vitro com barriga solidária. Ele e seu marido, Rafael Moreira, são o primeiro casal homoafetivo da corporação a obter esse benefício.
Valdi solicitou a licença à PMPE, mas teve seu pedido negado após passar por várias instâncias administrativas. Ele então recorreu à Justiça, alegando que a Constituição Federal garante a igualdade entre os gêneros e a proteção à família.
Em julho do ano passado, a juíza Nicole de Faria Neves, do 4º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, concedeu a liminar favorável ao sargento. Ela considerou que a licença-paternidade é um direito do pai e da criança, independentemente da orientação sexual dos genitores.
Com a decisão judicial, Valdi pôde se dedicar integralmente à Sofia por oito meses, somando a licença-paternidade e as férias. Ele afirmou que esse tempo foi essencial para fortalecer o vínculo afetivo com sua filha e acompanhar seu desenvolvimento.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos2 dias atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos5 dias atrás
Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades