Na manhã do último sábado, 18, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, aconteceu no Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão), o Festival de Violeiros de Várzea Alegre.

O evento comemorou o 9 de Outubro – Dia Municipal do Cantador de Viola, fundamentado no Projeto de Lei 016/2018, de autoria do vereador Alan Salviano Lima, sancionado pelo prefeito Zé Helder.

O Festival de Violeiros de Várzea Alegre foi organizado pela Associação Varzealegrense de Poetas e Escritores – Avape e sob a presidência do poeta e cantador de viola, Expedito Pinheiro.

O festival contou com participação de seis duplas de violeiros de Várzea Alegre e de cidades da região e prestou homenagem ao cantador Antônio Rosendo, que faleceu no dia 14 de setembro deste ano.

Hélio Batista, coordenador da Secretaria de Cultura e Turismo, defendeu a ideia de que esse tipo de evento deveria ser realizado com mais frequência, mantendo viva uma das mais influentes linguagens culturais do Nordeste, os violeiros, poetas e repentistas.

Expedito Pinheiro comentou que ficou contente com o evento e pontuou que outros festivais virão para fomentar a cultura dos violeiros.

Fonte: Diário Centro Sul