Noticias
Segredo da juventude: água-viva imortal pode ajudar a frear o envelhecimento humano
Cientistas conseguiram mapear o genoma de uma água-viva conhecida por sua capacidade de enganar a morte usando um mecanismo de renascimento.
Chamada de medusa imortal, a minúscula criatura marinha pode fazer seu relógio biológico retroceder, criando uma massa de células infantis (mesmo que já tenha se reproduzido sexualmente). De volta a seu estado juvenil, a medusa também consegue se reproduzir assexuadamente, clonando pólipos de si mesma, o que lhe atribui duas formas de propagar seu material genético.
Os pesquisadores esperam que seu estudo, publicado na segunda-feira (29) no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, possa levar a descobertas relevantes sobre o envelhecimento humano.
Maria Pascual Torner, bióloga marinha e pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Oviedo, na Espanha, explicou que o foco do artigo, do qual é uma das principais autoras, era entender melhor os mecanismos de rejuvenescimento. “É um erro pensar que teremos uma imortalidade como essa medusa, porque não somos medusas”, disse ela ao The Wall Street Journal. “Mas, é possível que algo no truque evolutivo da medusa imortal possa ser usado para entender melhor as patologias do envelhecimento”.
Segundo o estudo, muitos tipos de medusas têm alguma capacidade de inversão etária, mas a maioria dos cnidários perde essa propriedade com a maturidade sexual. A pesquisa mostra que três espécies podem rejuvenescer após a idade adulta e, dessas, apenas uma, a Turritopsis dohrnii, mantém integralmente essa capacidade.
Os cientistas compararam o mapeamento genômico de T. dohrnii ao de uma espécie estreitamente relacionada a ela, mas que não tem um rejuvenescimento pós-reprodutivo. Os resultados revelaram mecanismos moleculares fundamentais por trás do rejuvenescimento da medusa imortal.
A pesquisa sugere, por exemplo, que essa pequena criatura que tem de um a 4 mm de diâmetro é potencialmente mais eficiente para reparar e replicar seu DNA e manter suas células-tronco.
Segundo Jan Karlseder, biólogo molecular e diretor do Centro Paul F. Glenn para Pesquisa da Biologia do Envelhecimento, do Instituto Salk, na Califórnia, disse que o estudo propõe roteiros importantes sobre a extensão dos anos saudáveis de um organismo.
Fonte: Olhar Digital
PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

