A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) emitirá licença de instalação para a construção de uma usina de geração de energia elétrica de fonte solar, no distrito de Sítios Novos, em Caucaia. O licenciamento foi autorizado, na mais recente reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), em nome da empresa Lavras Geração de Energia Elétrica Ltda, que obteve aprovação do estudo e do relatório de impacto ambiental realizado na área do empreendimento.

A usina ocupará 528 hectares dos 726 hectares da Fazenda Lavras. Será formada por oito conjuntos de placas de captação da energia solar, formadas por 619.710 módulos fotovoltaicos. Em pleno funcionamento, a usina terá potência nominal total de 196,04 megawatts e potência instalada total de 219,99 megawatts. Na fase de instalação, serão gerados 300 empregos.

Parecer da Semace
De acordo com o parecer da Semace ao projeto, os impactos ambientais calculados para a fase de instalação serão monitorados e mitigados. Um rol de condicionantes foi imposto pela autarquia ao empreendedor. O descumprimento de qualquer das condições suspenderá a licença.

A área “antropizada” é praticamente desabitada, com apenas 12 famílias vivendo próximo ao local da obra. “Não haverá nenhuma interação do projeto com as unidades de conservação, bem como em comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas”, avalia a Semace.

Fonte: Governo do Estado do Ceará