Na manhã dessa segunda-feira, 10, a secretaria de educação de Iguatu iniciou a Jornada Pedagógica 2020. O período compreende a semana anterior à volta às aulas e promove diversas ações junto aos professores do município para o ano letivo que se inicia.
Nessa edição a jornada foi aberta com a palestra Inteligência Afetiva e o Desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com Algibenor Militão.
O evento aconteceu na quadra do Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira, iniciando às 8 da manhã e se estendendo até o horário do almoço, movimentando professores das diversas escolas de Iguatu.
A ocasião contou com a presença da equipe da secretaria de Educação, com o secretário Pablo Neves, e do prefeito Ednaldo Lavor, também acompanhado de sua equipe.

Plano de gestão com o tema “Educação faz avançar: construindo escolas de todos”, tendo como público e gestores da educação e o encerramento deve ser na AABB de Iguatu, em momento festivo. Ao longo da semana palestras importantes serão ministrados para os presentes nas atividades.

“Tudo principia na família, tudo que a gente é como adulto, como cidadão, é na família que começa. Por isso se a gente tem pais ‘turrões’, que são rígidos demais, mães que são muito ‘duronas’, onde só tem tarefas, você cria um distanciamento entre a criança e esses pais… então a inteligência afetiva é um tema não só para os professores, para os gestores, mas para os pais, para as famílias” destacou Albigenor, lembrando que esses são pontos fundamentais para uma formação verdadeira. O palestrante também lembrou desse distanciamento evidente no uso dos celulares e outros dispositivos eletrônicos.
O prefeito Ednaldo Lavor participou da solenidade de abertura da Semana Pedagógica, destacando a importância do momento para os professores e para o município como um todo. “O objetivo é, além da programação, planejar. Nós sabemos que esse ano de 2020 é um ano de desafios, é um ano que a gente vai fazer com que a educação como um todo possa estar organizada, mas também unida. A semana pedagógica vai dar uma chance para que não só os professores, mas também as merendeiras, os vigias e outros servidores da educação possam ajudar a melhorar a educação no município. Então essa semana pedagógica é para unir, para melhorar o trabalho da educação em nosso município”, afirmou o gestor.
O secretário de educação do município Pablo Neves destacou o desafio de realizar um evento dessa envergadura, mesmo com todas as conhecidas limitações dos recursos, mas também lembrando do esforço para realizar a semana pedagógica 2020. “Esse é um momento de grande importância para o município de Iguatu porque é um momento de avaliação, mas também de planejamento estratégica. Nós tivemos o cuidado de pensar numa jornada pedagógica com uma programação completa, com palestrantes de renome nacional, iniciando hoje com o escritor conceituado, consultor na área da educação, Albigenor Militão, e outros nesse nível para fortalecer e incentivar a educação no nosso município”, comentou Pablo Neves.