Depois da região do Cariri, os escritórios da Ematerce nas cidades da região Centro-Sul do Ceará começam a distribuir sementes selecionadas do programa Hora de Plantar a partir desta sexta-feira, 10. Em Iguatu a entrega prossegue até a próxima quarta-feira, 15. Para evitar longas filas, a cada dia um distrito é atendido. “É uma sistemática que deu certo no ano passado e que vamos repetir”, disse o gerente regional da Ematerce, Mauro Nogueira.

Na cidade de Pedra Branca a entrega de 18 toneladas começa na próxima segunda-feira. Em Lavras da Mangabeira, a distribuição já começou.

O clima é de expectativa entre os agricultores. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse que os produtores estão confiantes que neste ano as chuvas serão favoráveis à produção agrícola de sequeiro. “A maioria está esperando boas chuvas que já estão começando em várias localidades”, disse. “O que a gente espera é uma boa safra de grãos”.

As sementes de feijão, milho variedade e híbrido, sorgo e maniva são as mais procuradas pelos agricultores em todas as regiões do sertão cearense.

O diretor da Fetraece, Luis Carlos Ribeiro, defende a antecipação das sementes. “A gente acha que o nome do programa deveria ser ‘plante quando quiser’ porque as sementes estando nas mãos dos agricultores, eles sabem o tempo certo”, argumentou.

O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, destacou o esforço do governo em distribuir a cada ano sementes selecionadas. “O número de atendidos vem crescendo e oferecemos de qualidade para assegurar a produção no tempo certo das chuvas”, pontuou.

Fonte: Diário Centro Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome