Regional
Senador Pompeu promove cavalgada para celebrar centenário da paróquia e aumento da bacia leiteira
A cavalgada é uma das mais antigas tradições populares do Nordeste brasileiro. Está ligada também à religiosidade e à cultura do sertão. Para manter essa tradição, foi realizada na manhã deste domingo, 24, em Senador Pompeu, uma grande cavalgada que reuniu mais de 500 cavaleiros e amazonas.
É a primeira edição da ‘Cavalgada de Senador Pompeu’. Os participantes saíram do cemitério da Barragem Patu, que tem história relacionada com a seca e a morte de sertanejos. O local da concentração é considerado um solo sagrado pelos moradores, pela história de ter abrigado, em 1932, um campo de concentração dos flagelados da seca.
Maurício Pinheiro, prefeito de Senador Pompeu, explicou que o evento é uma forma de confraternização e comemoração de bons resultados obtidos no segmento agropecuária. “Tivemos crescimento da bacia leiteira e estamos comemorando o centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores”.
Muitos vieram de longe, alguns vestidos a caráter, com roupa e chapéu de couro. Leôncio veio de Pedra Branca, distante mais de 50 km, participou como vaqueiro e frisou que o momento é de festa e de alegria.
Os vaqueiros não escondem a paixão pela cavalgada, uma tradição herdada. Debaixo do sol quente, dizem que não é nenhum sacrifício, mas uma forma de agradecer a Deus pelas chuvas que têm mudado a paisagem do sertão nesse período.
Antônio Pereira Sobrinho, vaqueiro, participou com entusiasmo da cavalgada e disse que no próximo ano que voltar novamente.
Renata Rocha, estudante, participou pela primeira vez e disse que a cavalgada não era cansativa. “Gostei muito”, frisou.
O mestre da cultura popular, vaqueiro e aboiador, de Acopiara, Pedro Coelho, veio especialmente participar da cavalgada. Aos 75 anos de idade, lembrou dos momentos de ‘pega de boi no mato’. “Vejo com grande alegria a manutenção das festas rurais como a cavalgada”, disse.
O evento acontece em alusão ao centenário de criação da Paróquia dedicada a Nossa Senhora das Dores, padroeira de Senador Pompeu. O município vivência um momento de religiosidade e tradição popular.
O padre João Melo, pároco de Senador Pompeu, destacou a importância do evento para lembrar o centenário da paróquia, celebrar o crescimento da produção agropecuária e manter a tradição popular do ciclo do couro e do gado no sertão cearense.
Durante a missa celebrada na frente do cemitério da Barragem Patu, os vaqueiros receberam as bênçãos do padre João Melo, e logo em seguida, ocorreu a procissão com dezenas de pessoas, cortou a estrada de terra, passando por antigos casarões.
Depois de percorrer pouco mais de 3 km a cavalgada chega à cidade. Moradores lotaram as calçadas e ruas para acompanhar a passagem dos vaqueiros. Em uma arena montada ao lado da antiga estação ferroviária, os participantes foram recebidos com festa, ao som de muito forró.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

