Na noite da última segunda-feira, 29, a Sociedade Espírita Iguatuense celebrou 44 anos de trabalhos na terra da telha. O centro espírita foi o primeiro centro formalizado em Iguatu.
O momento foi marcado por pregação do evangélio e homenagens a colaboradores dos trabalhos. O centro fica localizado na Rua Professor João Coelho, ao lado da estação de tratamento do SAAE, no centro da cidade.

O evento lotou o espaço e contou com a presença de dois remanescentes do grupo fundador. José Gomes da Silva, Seu Dedé, Presidente da Sociedade Espírita Iguatuense e Antônio Gonçalves Lopes relembraram o quando da fundação do centro, ressaltando as dificuldades e o preconceito na época. “Isso aqui era um terreno baldio, só mato, quando decidimos construir o centro, tudo feito com dificuldade, mas sonhando em ver isso se tornar realidade”, afirmou o senhor Antônio Gonçalves, operador de máquinas pesadas aposentado. Ele também relatou que se aproximou do espiritismo após uma cura por meio de uma cirurgia espiritual.
Seu Dedé, como é mais conhecido José Gomes da Silva, destacou a felicidade de ver a casa cheia e lembrou da caminhada de aprendizados e trabalhos desde o dia 1 de agosto de 1975, quando foi oficiamente fundado o centro.
Quem também esteve presente na comemoração foi Orlando Borges dos Santos, Coordenador do Movimento Espírita do Interior. Ele vem frequentemente a Iguatu para participar de ações no centro e aproveitou a ocasião para anunciar um projeto de expansão das instalações do centro, com espaço de auditório para receber mais pessoas. “A gente fica feliz em ver que o espaço já ficou pequeno e por isso queremos oferecer mais conforto a todos que procuram esse lugar em busca de um alento”, destacou.

O espiritismo em Iguatu
A doutrina surgida na França em meados do século XIX pelo médium Alan Cardec tem seus primeiros relatos em Iguatu no início do século XX, mas seus praticantes ainda sofrendo muito preconceito. Somente na segunda metade do século passado é que o espiritismo começou a ser mais expressivo, daí a fundação da Sociedade Espírita Iguatuense.
O Brasil é o país com maior número de espíritas no mundo, ultrapassando até mesmo a França, onde a doutrina surgiu. Atualmente Iguatu conta com 3 centros espíritas kardecistas e um centro do Vale do Amanhecer, outra doutrina espiritualista.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.