Noticias

Superlua, Júpiter e Saturno iluminam o céu na sexta-feira

Published

on

Na próxima sexta-feira (29), o céu noturno terá um espetáculo especial: a última Superlua de 2023. Esse fenômeno ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra, parecendo maior e mais brilhante. Além disso, a Superlua terá a companhia de três planetas: Mercúrio, Júpiter e Saturno.

Para apreciar melhor essa conjunção astronômica, é preciso escolher um local escuro, silencioso e com uma boa visão do horizonte. Evite lugares com muitas luzes, árvores ou prédios que possam atrapalhar a observação. A Superlua pode ser vista a olho nu, mas se você tiver um binóculo ou um telescópio simples, poderá ver mais detalhes da superfície lunar.

Se você quiser registrar esse momento único e compartilhar nas redes sociais, use uma câmera ou celular com zoom óptico e um tripé para evitar tremores. Tente enquadrar a lua e os planetas na mesma foto, criando uma bela composição. Você também pode usar aplicativos de fotografia que ajudam a melhorar a qualidade da imagem.

A Superlua de sexta-feira será a quarta e última do ano. As outras três ocorreram em junho, julho e agosto. Esse fenômeno é causado pela órbita elíptica da lua, que faz com que ela fique mais próxima ou mais distante da Terra em diferentes momentos. Quando ela está no ponto mais próximo, chamado de perigeu, ela parece até 14% maior e 30% mais brilhante do que no ponto mais distante, chamado de apogeu.

EM ALTA

Sair da versão mobile