Ceará
Tatuador devolve autoestima a mulheres mastectomizadas
As ações do Outubro Rosa por todo País alertaram e incentivaram a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Neste Município, o tatuador José Müller Pinheiro, 26, resolveu tomar uma atitude de sensibilidade com as mulheres que já sofreram com a doença. Durante este mês, ele atendeu, gratuitamente, aquelas que passaram por cirurgia de mastectomia, retirada da mama, para redesenhar o mamilo e tentar ajudar na sua autoestima.
A ideia surgiu no começo deste ano, quando sua tia começou o tratamento contra o câncer de mama. “Eu me comovi muito. Minha família fez um café da manhã, as mulheres colocaram o lenço na cabeça, aí mandaram os vídeos. Daí, pensei em como eu poderia ajudar. Foi essa forma que encontrei”, lembra Müller Pinheiro.
O trabalho já teve resultados. Duas mulheres fizeram o redesenho do mamilo com o tatuador. Uma de Crato e outra de Juazeiro. Mas outras também já visitaram o estúdio para entender o procedimento. “Algumas têm receio, vergonha. A doença em si, é traumatizante. Vieram dar uma olhada, mas primeiro vão criar coragem”, acredita.
Segundo Müller, outros dois tatuadores, um deles em Juazeiro do Norte, e outro, em Fortaleza, estão realizando esse trabalho. Ele acredita que a vaidade das mulheres é uma das motivações, mas a principal delas é o aumento na autoestima. “Durante o tratamento, elas ficam bem pra baixo. Muda a cor da pele. Quem está vendo, pode não ver muito problema, mas, para elas, por ter passado por tudo, inclusive a queda do cabelo, é complicado”, acrescenta. “A tatuagem, antigamente, era muito mal vista. E hoje está mudando vidas. É um trabalho que, para mim, sempre foi uma arte. Não sei de onde veio esse preconceito. Mas gente preconceituosa vê defeito em tudo”, completa Müller.
Morando há pouco mais de três meses em Juazeiro do Norte e, antes, por quatro meses no Crato, o tatuador nasceu em Solonópole, mas seu trabalho foi radicado na Região Metropolitana de Fortaleza. Müller começou com serigrafia, mas também montou bares e restaurantes. Com 19 anos, panfletava para estúdios de tatuagem e, com a amizade com os profissionais do setor, ganhou no seu aniversário um kit. “Eu já gostava de desenhar e acabei entrando. Consegui o primeiro emprego, o segundo e, depois, montei meu estúdio. Fiz curso básico e de realismo, de foto, na Argentina, e outro curso aqui”, lembra.
No mês passado, o tatuador também iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos para crianças carentes. Müller fez tatuagens em troca das latas de leite e foi, pessoalmente, entregá-las às famílias do bairro Frei Damião. Ao todo, 300 unidades foram distribuídas.
Iniciada no dia 9 de outubro, a campanha do Outubro Rosa, em Juazeiro do Norte, está atendendo as mulheres com o exame de mamografia em todos os Postos de Saúde. Enquanto a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mama e coletas citopatológicas.
Mais informações
Estúdio EuTatuado
Müller Pinheiro
Rua Professora Ivani Feitosa, 455
Tiradentes – Juazeiro do Norte
WhatsApp: (88) 9 9610-5023
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

