Ceará
Tem-se início ‘B-R-O Bró’: máximas de 37° C previstos pela Funceme em regiões do Ceará
Com o início de setembro, começa também o trimestre mais quente do ano, que vai de setembro a novembro — período popularmente conhecido como “B-R-O Bró”. Previsões elaboradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até quarta-feira (4) indicam uma tendência de aumento das temperaturas, principalmente em cidades do interior.
De acordo com a Funceme, as temperaturas máximas podem alcançar entre 36°C e 37°C em municípios do Cariri, Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Inhamuns. Essa temperatura já foi registrada nesta segunda-feira (2) no município de Amontada, ao norte do estado, que teve uma máxima de 36,2°C. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na capital, as máximas deverão atingir 33°C, enquanto as mínimas ficarão em torno de 23°C. Nas demais regiões, os picos podem variar entre 29°C e 34°C.
Oliveira destaca que as temperaturas máximas tendem a ser mais elevadas nas cidades do interior do estado devido à menor disponibilidade de umidade no ar, causada pela distância em relação ao Oceano Atlântico. Por outro lado, os municípios localizados na faixa litorânea tendem a apresentar maior disponibilidade de umidade, o que favorece uma menor amplitude térmica — diferença entre temperaturas máxima e mínima — e uma temperatura mais constante ao longo dos dias.
Além das altas temperaturas, os baixos valores de umidade relativa do ar aumentam o desconforto térmico. Segundo Oliveira, dados históricos mostram que outubro é o mês em que o Ceará recebe mais radiação solar, tem menor cobertura de nuvens e, consequentemente, a umidade relativa é mais baixa. Esse cenário é favorável, por exemplo, para a geração de energia solar.
-
Ceará5 dias atrás
O Instituto Myra Eliane está com inscrições abertas para o Projeto Potência Feminina, oferecendo cursos gratuitos para mulheres
-
Ceará5 dias atrás
Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza
-
Brasil6 dias atrás
A primeira deflação em mais de um ano diminui a pressão sobre o Banco Central para aumentar os juros, afirmam analistas.
-
Brasil6 dias atrás
76% dos incêndios da América do Sul são concentrados no Brasil
-
Ceará7 dias atrás
Procuradoria Especial da Mulher inicia campanha em escolas do Ceará para combater a violência de gênero
-
Curiosidades7 dias atrás
Mulher brasileira faz descoberta histórica de par de buracos negros supermassivos
-
Educação5 dias atrás
Empresa de tecnologia abre 60 vagas para treinamento gratuito em desenvolvimento de softwares
-
Brasil6 dias atrás
Entenda o fenômeno da “chuva preta” que ocorreu no RS