Iguatu
TRE-CE já prepara eleições municipais de 2024 e ainda não decidiu se ocorrerá eleições suplementares em Iguatu
TRE-CE já prepara eleições municipais de 2024
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já começou a se preparar para as eleições municipais de 2024. O presidente do tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, afirmou que o órgão está focado nos municípios que enfrentaram cenários violentos durante as eleições de 2020.
Segundo o desembargador, o TRE-CE já tem noção de quais são as zonas eleitorais e quais são os municípios que dão mais trabalho. Por isso, o órgão está fazendo um mapeamento dos municípios que precisam de atenção especial.
Entre os municípios que serão avaliados minuciosamente pelo TRE-CE estão Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, e Pacujá, no Norte do Estado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não decidiu se ocorrerá eleições suplementares nos dois municípios.
O TRE-CE cassou as chapas vencedoras nos dois municípios em outubro do ano passado e agendou eleições suplementares para fevereiro deste ano. No entanto, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, suspendeu o pleito em dezembro de 2022 até que os recursos fossem julgados na Corte Superior.
O desembargador Nonato afirma que a atual situação das regiões mencionadas impacta diretamente na vida dos munícipes. Isso porque a população fica sem saber quem está à frente da Prefeitura. Os presidentes das respectivas Câmaras municipais ocupam o posto de chefe do Executivo.
O presidente do TRE-CE também falou sobre as fraudes nas cotas de gênero. Ele explicou que este fator pode ser evitado ainda no início das inscrições das candidaturas. “Quando você começa o período de eleição, você começa com o registro de candidatura como deferimento ou indeferimento que é o nascedouro de tudo”, disse.
O desembargador Nonato pontuou que um fórum está sendo criado para prevenir a realização de candidaturas fantasmas. A comissão é formada por representantes de diferentes partidos que unificaram forças com o intuito de efetivar a participação de mulheres na política.
O TRE-CE está trabalhando para garantir que as eleições municipais de 2024 sejam realizadas de forma segura, transparente e democrática. O órgão está focado nos municípios que enfrentaram cenários violentos durante as eleições de 2020 e está trabalhando para evitar fraudes nas cotas de gênero.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – FRAUDES BANCÁRIAS E SUPERENDIVIDAMENTO
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

