Ceará
TRE-CE vai pedir envio das Forças Armadas no 2º turno das eleições
[caption id="attachment_15523" align="alignnone" width="600"]Foto: Divulgação[/caption]O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – formado por dois desembargadores e cinco juízes – decidiu nesta quinta-feira (16) encaminhar solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o envio de reforços da Força Nacional de Segurança para atuar no segundo turno das eleições de 2014, no Ceará.
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – formado por dois desembargadores e cinco juízes – decidiu nesta quinta-feira (16) encaminhar solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o envio de reforços da Força Nacional de Segurança para atuar no segundo turno das eleições de 2014, no Ceará.
A solicitação acata pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) a fim de garantir a normalidade da segurança nas zonas eleitorais de alguuns municípios do Estado. “O Ministério Publico Eleitoral entendeu que havia a necessidade da intervenção federal para garantir a tranquilidade e a lisura do pleito”, explica a desembargadora Iracema do Vale, presidente do TRE-CE.
Segundo o Procurador Regional Eleitoral, Rômulo Conrado, a presença de tropas federais será necessária nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense, que reúnem 35% do eleitorado do Estado. Além desses, também será pedido reforço para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Sobral em razão das inúmeras representações de partidos políticos que criticaram o esquema de segurança no primeiro turno das eleições. Os representantes dos partidos também solicitaram um maior rigor nas fiscalização dos crimes eleitorais.
Necessidade
Na justificativa do pedido, ao TRE, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, critica o esquema de policiamento durante o pleito. “Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar. bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública.
Nesta quarta-feira, o Governador do Ceará, Cid Gomes, se posicionou de forma favorável à atuação da Força Nacional de Segurança no estado, segundo ofício encaminhado ao TRE. No documento, Cid Gomes afirma que a situação descrita pelo MPE “incontestavelmente não ocorreu”. Segundo explica o governador no ofício, nos pontos bases as viaturas fazem um policiamento preventivo, o que não significa que fiquem imóveis.
“O TRE recebeu do Ministério Público uma série de alegações sobre a segurança nas eleições. Procurei o secretário [de Segurança, Servilho Paiva], que contesta as argumentações. Mas o reforço de segurança não atrapalha em nada, só vai ajudar”, disse Cid Gomes durante visita à cidade de Irauçuba nesta quarta-feira (15).
Cid Gomes afirma, ainda, que os policiais militares foram orientados a coibir de forma rigorosa os crimes eleitorais conhecidos como “boca de urna”, atuando de forma isenta e imparcial. “Infelizmente não foi assim que procedeu parte da corporação do primeiro turno das eleições 2014”, destacou no documento. Por este motivo, Cid Gomes ressalta que “compreende salutar e fortalecedora a solicitação de atuação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), no dia 26.10.2014”.
Fonte: G1
-
Videos2 dias atrás
Grave acidente de trânsito mata homem em Jucás
-
Iguatu3 dias atrás
Servidores em greve ocupam Ponte Demócrito Rocha
-
Iguatu5 dias atrás
Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água
-
Iguatu2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/01/2025
-
Iguatu5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025
-
Iguatu5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025
-
Iguatu7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025
-
Iguatu2 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 13/01/2025