Em alusão aos três anos do batalhão do grupamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – RAIO – de Iguatu a MaisFM Educativa recebeu no programa Mais Notícias dessa terça-feira, 20, o Capitão Arquênio Braga, chefe do RAIO na cidade. O programa é nosso principal jornalístico, apresentado a partir das 11:30 por Paulinho Neto com toda a equipe de repórteres Mais.

Arquênio destacou a redução em cerca de 50% no número de homicídios nesse primeiro semestre do ano.
O trabalho do grupo na cidade teve inicio em agosto de 2016 e conta atualmente com 49 homens distribuídos em equipes que fazem as rondas pela cidade em motos e viaturas. Ao longo desse tempo o RAIO já apreendeu mais de 60kg de drogas em abordagens, alem de ter tirado de circulação armas e criminosos foragidos da Justiça.

O Capitão também explicou do formato de trabalho do RAIO, uma polícia que percorre a cidade em motos e tem um aspecto mais ostensivo para coibir ações criminosas. Arquênio lembra que esse formato de trabalho é diferente do antigo Ronda do Quarteirão, que tinha um caráter de polícia comunitária, com uma interação maior com as pessoas.

Recomendação para abordagem
Questionado sobre como o cidadão deve se portar no momento de uma abordagem do RAIO. Arquênio explica que o ambiente da abordagem, o sítio de abordagem, como ele chama, é um espaço tenso, por isso se pede que o cidadão possa colaborar o máximo possível, para evitar complicações em uma abordagem simples.

Participação dos ouvintes
Ao longo da entrevista os telefones da MaisFM Educativa receberam várias ligações com comentários elogiosos sobre o trabalho da corporação. Segundo uma das ligações a presença maior das equipes passando pelas ruas aumenta a sensação de segurança.

Em instantes teremos a entrevista completa abaixo: