Na noite dessa terça-feira, 27, o ginásio do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu, na unidade Cajazeiras, recebeu a culminância do Troféu Anteu, uma premiação voltada para valorizar o homem e a mulher do campo em Iguatu.


A homenagem, idealizada por Neto Braga, chegou à segunda edição com o jantar de entrega do prêmio, mas é uma bandeira defendida pelo ambientalista há anos.
A segunda edição homenageou “os gigantes da terra” da região do Gadelha e o evento contou com a presença de autoridades, como o secretário de Meio Ambiente Marcos Ageu, a secretária de cultura e turismo Lucinha Felipe, que também cantou durante o jantar. Quem também esteve presente foi o Bispo da Diocese de Iguatu Dom Edson de Castro Homem, além de parceiros, homenageados e convidados.

O jantar reuniu as famílias dos agricultores, agricultoras e vaqueiro homenageados de cada comunidade da região do Gadelha. Na edição passada o jantar aconteceu no distrito de José de Alencar, com familias da região. A prefeitura forneceu transporte para levar as famílias, que tiveram jantar, música e a história dos homenageados, das dificuldades, os pontos altos, entre outras informações.

Neto Braga realiza atividades para lembrar da importância da defesa da tradição e do meio ambiente da caatinga.

Para Neto Braga, é um momento para dar ao homem do campo o seu merecido reconhecimento. “O Troféu Anteu é dedicado ao homem com H maiúsculo, Honrado, Honesto e tem como objetivo de homenagear agricultores(as) e vaqueiros(as) que contribuem tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a preservação das raízes e das tradições nordestinas no município”, explica Braga.
Entre os presentes na homenagem esteve o padre Anastácio, que levou alunos para acompanhar o prêmio. “Isso é um momento importante, da valorização do homem camponês, da tradição, das nossas raízes, por isso trouxe alunos para companhar a premiação e o reconhecimento”, destacou.

O bispo Dom Edson de Castro Homem também esteve presente e também destacou a importância da premiação, também pelo aspecto de proteção e defesa do meio ambiente em nossa região. “Essa iniciativa do Neto Braga merece o reconhecimento também pelo esforço em premiar aqueles que são tão importantes, mas que recebem tão pouco do reconhecimento que merecem”, afirmou.

Apoiadores da proposta
O ambientalista Neto Braga destaca que o Troféu Anteu se realiza com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento urbano, do secretário Marcos Ageu; Secretaria de Agricultura e pecuária – do secretário Hildernando Barreto; Secretaria de Cultura e turismo, da secretária Lucinha Felipe, do LIONS Clube Centenário João Alves Bezerra, da Associação dos idosos de santa Edwiges e Prefeitura de Iguatu, entre outros colaboradores.