Noticias
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
A partir desta terça-feira (1º), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY para todas as crianças a partir de um ano de idade. A medida amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria que causa a meningite, contribuindo para o fortalecimento das ações de prevenção da doença. A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes, mas agora será incluída no calendário infantil.
Com a atualização, o reforço que antes era feito com a vacina meningocócica C aos 12 meses será substituído pela versão quadrivalente ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. O esquema vacinal segue com duas doses da meningocócica C aos três e cinco meses de vida. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ampliação da oferta reforça o compromisso do governo com a proteção da população infantil.
Não será necessária a revacinação de crianças que já receberam o reforço com a vacina C anteriormente, que continuarão seguindo o calendário atual. Em 2025, o Brasil já contabiliza 4,4 mil casos de meningite, sendo 1,7 mil bacterianas. Além da vacina ACWY, o SUS também oferece outras vacinas que ajudam na prevenção de formas graves da doença, como a BCG, a Penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente.