Regional
Várzea Alegre promove palestra sobre autismo
Foi realizada na cidade de Várzea Alegre na manhã desta terça-feira, 9, no CSU – Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, palestra com a psiquiatra infantil, Patrycia Bacurau sobre autismo.
O público-alvo da palestra foram professores do Atendimento Educacional Especializado, cuidadores, mediadores e pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa do evento foi da primeira-dama, Sônia Fortaleza, com apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Para Sônia Fortaleza, a palestra acontece no mês de conscientização sobre o TEA e de outras deficiências, sendo importante para construir informação para mediadores e cuidadores e pais que tenham crianças com autismo. “Esse momento de capacitação busca a garantia de ensino inclusivo e de qualidade na rede educacional regular. Nossa meta, quando foi criada a figura do mediador/cuidador, que o prefeito Zé Helder teve esse olhar sensível, é que esse profissional faça a ponte entre o professor e o aluno”, disse.
Patrycia Bacurau disse que a importância de momentos de psicoeducação é para desmistificar, quebrar o preconceito e favorecer o acesso ao diagnóstico e o tratamento precoce. “O tratamento precoce melhora o prognóstico e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, bem como qualquer outra comorbidade psiquiátrica”, disse.
O evento foi uma oportunidade para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre o autismo, diagnóstico, e sobre que profissionais e tratamento adequados devem ser adotados. Para Jocássia Costa, que é mãe de uma criança com TEA, o encontro foi importante. “A informação e o conhecimento são ferramentas de ajuda”, observou.
O secretário de Educação de Várzea Alegre, Antônio Fernandes, evidenciou que a palestra com Patrycia Bacurau tem como resultados a capacitação de profissionais para cuidar bem das crianças com TEA, realizando um trabalho de inclusão de qualidade.
Em Várzea Alegre, os cuidadores/mediadores atuam em salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado, com função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para essas crianças.
A professora de sala de AEE, Fabiana Pereira, destacou a importância da palestra pelas informações sobre o TEA. “Todas as informações são orientações primorosas para que possamos trabalhar melhor com as famílias e com as crianças com TEA. É o conhecimento que nos levará às melhores ações e resultados”, disse.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

