Regional
Várzea Alegre: Secretário de Meio Ambiente lança projeto de reciclagem com pneus

A SEMMA – Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre, realizou na noite desta terça-feira, dia 10, na Escola Dr. Dário Batista Moreno, no bairro Riachinho, reunião com os membros da comunidade para a apresentação do projeto Sustentabilidade Criativa com Pneus.
O secretário de Meio Ambiente J. Marcílio contou com apoio da direção da escola, com a presença da diretora Fátima Siebra.
O prefeito Zé Helder (PMDB), disse que é o momento de envolver as comunidades e as famílias em projetos que despertem a importância da preservação do meio ambiente e que isso agregue valor ambiental e valor financeiro para as comunidades envolvidas.
Para o vice-prefeito da cidade, Dr. Fabrício Rolim (PV), esse projeto também tem relação com a promoção da saúde pública, já que, tirando os pneus do lixão e dos terrenos baldios, estarão sendo diminuídos os espaços para surgimentos do mosquito da dengue, por exemplo.
De acordo com J. Marcílio, o objetivo do projeto Sustentabilidade Criativa com Pneus é tirar o maior número de pneus velhos do lixão e dos terrenos baldios, preservando o meio ambiente e evitando problemas como a dengue. Esses pneus serão transformados artesanalmente em peças úteis, como cadeiras, balançadores, peças ornamentais para jardins, entre outros artigos – disse.
Inicialmente o projeto foi apresentado para dez moradores do bairro Riachinho, que receberam a ideia e vão participar de uma capacitação para trabalhar artesanalmente os pneus, os transformando em arte. As capacitações serão ministradas pelo próprio J. Marcílio, que já trabalha com a reciclagem de pneus há mais de seis anos. Essas capacitações serão realizadas nos dias 11 e 12 e 18 e 19 de fevereiro.
De acordo do J. Marcílio, o projeto Sustentabilidade Criativa com Pneus será levado para todos os bairros da cidade e distritos do município, agregando o maior número possível de pessoas.
Outra meta de J. Marcílio é formar grupos familiares que atuem na transformação dos pneus e que esses grupos tenham sintonia, trabalhando de forma associada. Para realizar esse trabalho, J. Marcílio declarou que contará com apoio do Sebrae. A proposta é trabalhar a consciência ambiental da população, ainda com oportunidade de rendimentos para as famílias – disse.
*Assessoria de Comunicação
-
Noticias1 semana atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Realeza Nordestina completa 15 anos com Mostra Cultural na comunidade de Santarém, em Orós – CE
-
Noticias1 semana atrás
Edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado
-
Noticias1 semana atrás
Enel é multada em R$ 16 milhões por reter parte de doações feitas por clientes a instituições filantrópicas
-
Noticias1 semana atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu7 dias atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Iguatu6 dias atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Aumento de etanol na gasolina impulsiona demanda por milho e soja no Brasil