Noticias

Vírus comum pode causar esclerose múltipla, revela estudo

Published

on

Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, encontraram mais evidências de como o vírus EBV (Epstein-Barr) – que causa mononucleose, a “doença do beijo” – pode desencadear esclerose múltipla ou impulsionar progressão da doença neurológica.

Um novo estudo, publicado na revista científica Science Advances, mostra que alguns indivíduos têm anticorpos contra o vírus, que atacam por engano uma proteína no cérebro e na medula espinhal.

O vírus EBV é um herpesvírus que infecta a maioria das pessoas no início da vida e depois permanece no corpo, geralmente sem causar sintomas. É um dos vírus mais difundidos entre humanos.

Para você ter uma ideia, é estimado que mais de 90% da população mundial esteja infectada com o vírus Epstein-Barr (EBV) e carregue o vírus ao longo da vida como uma infecção latente, muitas vezes sem sintomas aparentes.

A maioria das pessoas é infectada pelo EBV durante a infância, geralmente sem apresentar muitos sintomas. No entanto, quando ocorre a infecção em adultos, o vírus frequentemente causa uma condição conhecida como mononucleose infecciosa, também chamada de febre glandular ou “doença do beijo”.

Ouça o nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – LGBTFOBIA, RESPONSABILIZAÇÃO CÍVEL E CRIMINAL

 

EM ALTA

Sair da versão mobile